sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cultivar amizade


Estudo da Universidade Concordia, no Canadá, constante na revista Psique Ciência & Vida de 02/2011, aponta: crianças que não têm amigos podem ser mais propensas a desenvolver depressão na adolescência. Os dados sugerem que, enquanto a falta de amigos pode fazer que os jovens se tornem deprimidos, ter apenas um amigo pode ser suficiente para proteger as crianças retraídas ou tímidas de problemas de saúde mental. 

Ninguém evolui sozinho, como nestes exemplos:

·        ficar trancado em seu quarto
·         viajar pelo mundo
·        consumir sem parar
·        meditar no topo da montanha

O outro é importante, somos seres interdependentes, ninguém é exceção.
Na pesquisa citada, podemos dar voz à depressão e, talvez, ela diria: ou você se relaciona com alguém, ou eu te infernizo a vida, fazendo você sentir o que é a angústia de estar só!!!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Perfume pessoal


O perfume é algo agradável aos nossos sentidos, deixa marcas que nos faz viajar, lembrar de pessoas, lugares, épocas... Traz um sentimento gostoso, reflete na autoimagem e na autoconfiança.
O que pensar de uma pessoa que exala um perfume pessoal agradável, inesquecível? É o que conta Adelino da Silveira no livro “Chico, de Francisco”, quando o Chico esteve em sua casa. Para contextualizar o acontecido, transcrevo um trecho do livro:

Era uma Terça-Feira de Carnaval. Ele (Chico) chegou à tarde.
Após hora e meia de conversa, foi banhar-se. Distraí-me, palestrando com os demais. Quando vi, a porta do banheiro estava aberta. Era a minha vez. Entrei, e fui encontrá-lo de joelho enxugando o piso com um pano velho.
-Chico..., exclamei!
-Preciso deixar tudo em ordem para não dar trabalho à Benedita (minha mãe).
Fato que não me sai da mente também é que quando entrei no banheiro, um indefinível perfume estava no ar. A impressão que tinha era que havia quebrado uma jarra desse perfume.
O quarto em que dormiu conservou-se assim por três dias.

As pessoas que visitavam o Chico em sua cidade, diziam da grande emoção e bem-estar que sentiam diante de sua presença. O que é isso, efeito físico promovido pelos benfeitores? Isso é possível, mas não fariam o tempo todo. Penso que são suas energias carregadas de seus pensamento, sentimentos e atos elevados. Como sabemos os pensamentos se compõem de imagens, de sentimentos e de energia. Conforme o teor dos pensamentos e da conversação haverá a emissão correspondente, num degrade que vai do perturbador ao sublime. André Luiz no livro Os Mensageiros fala do “sopro curador”, que é a habilidade que algumas pessoas desenvolveram para curar através do sopro. Para desenvolver esta habilidade, informa o benfeitor Alfredo no livro citado, é imprescindível que o ho­mem tenha o estômago sadio, a boca habituada a falar o bem, com abstenção do mal, e a mente reta, interessada em auxiliar.
Diante do exposto, reflita como é o mundo interior e, por conseguinte, os pensamentos e palavras da pessoa que reclama o tempo todo, que fala palavrões, que xinga por qualquer motivo! Certamente é tóxica, deprimente, pessimista causando ao seu portador e ao seu receptor dores de cabeça, indisposições, irritação, desconfiança...
O que exalamos?

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Autorrealizção


Você sabe o que é uma pessoa autorrealizada? Segundo o psicólogo Abraham Maslow é a pessoa que faz pleno uso de seus talentos, capacidades e potenciais.
Você acredita em si mesmo? Reconhece suas capacidades? Considera que possui potenciais aguardando para eclodir?
O uso pleno de suas faculdades tornaria sua vida diferente? Você investe mais em sua fraqueza e subestima ou em seus talentos? O que você escolhe fazer? Você aguarda alguma autorização para exercitar sua riqueza interior com ética e sabedoria?
Ainda segundo Maslow, a característica das pessoas autorrealizadas são:

1. percepção mais eficiente da realidade e relações mais confortáveis com ela
2. aceitação (de si mesmo, dos outros, da natureza)
3. espontaneidade; simplicidade; naturalidade
4. centralização nos problemas (em oposição à centralização no ego)
5. qualidade de desapego; necessidade de privacidade
6. autonomia; independência de cultura e ambiente
7. constante frescor de apreciação
8. experiências místicas e culminantes
9. Gemeinschaftsgeftlhl (sentimento de afinidade com os outros)
10. relações interpessoais mais íntimas e profundas
11. estrutura de caráter democrática
12. discriminação entre meios e fins, entre bem e mal
13. senso de humor filosófico, sem hostilidade
14. criatividade autorrealizadora
15. resistência à aculturação; transcendência a qualquer cultura particular.