segunda-feira, 13 de julho de 2015

Prazer X Sofrimento





Algumas pessoas acham que estão no Planeta apenas para se divertir, como se aqui fosse um parque de diversão. Não sabem e não suportam enfrentar os altos e os baixos da vida. Outros acreditam que estão aqui para sofrer, não se permitem desfrutar dos momentos alegres e agradáveis. Para ambos o caminho do meio, da moderação, é imperceptível ou inexistente.
Aqui o filósofo Espírita José Herculano Pires, no livro O Sentido da Vida, p. 13, esclarece qual é a visão Espírita da vida:


“O Espiritismo renovou fundamentalmente a concepção humana da vida e do mundo, ensinando ao homem que ele não nasceu para gozar nem para sofrer, mas apenas para evoluir, para progredir, como tudo evolui e progride ao nosso redor, na natureza e na própria sociedade. A dor deixou de ser um castigo imposto ao homem pela absurda vingança de Deus contra o casal primitivo; o prazer deixou de ser o objetivo aceitável da existência corpórea e ambos, prazer e dor, passaram a ser meras decorrências de um processo mais amplo e mais complexo, em que o homem se acha envolvido, para crescer e se desenvolver, em espírito e verdade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário