quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Álcool e Sementes

Para lidar com as exigências da vida tais como se relacionar, trabalhar, estudar, amar, se comunicar precisamos de instrumentos adequados para realizá-los, que são nossos atributos naturais tais como as inteligências, as habilidades, as capacidades... E onde estão estes atributos? Dentro de nós, em nossa mente. Neste reservatório temos tudo o que precisamos e mais do que imaginamos. Lembre-se que Jesus1 anunciou esta grandeza interna, ignorada, ao afirmar que “Aquele que crê em mim, as obras que eu faço, ele também fará, e fará maiores do que estas...”.
De forma figurativa, vamos nomear os atributos como se fossem sementes portadoras de potencialidades que carregamos em nosso interior. Semente2 é “aquilo que, com o tempo, há de produzir certos efeitos... germe, origem”. Assim, possuímos as sementes da inteligência, da amizade, da capacidade profissional, da maternidade, da honestidade... Temos sementes para todas as demandas da vida, algumas são mais exigidas outras menos dependendo do programa reencarnatório, dos interesses, dos limites e da relação com a existência. Uma mulher que se dedica a família e a maternidade vai desenvolver mais as sementes da maternidade e suas congêneres. Um bancário vai aperfeiçoar mais as sementes das finanças... Além das sementes mais usadas por causa de nossas necessidades atuais, podemos germinar outras em áreas diversas da vida movidos pela curiosidade e pelo prazer em saber.
Algumas pessoas suprimem ou subdesenvolvem determinadas sementes. Por exemplo, uma mulher quer ter um filho e não consegue por causa de um impedimento orgânico. Às vezes ela acaba desistindo de seu desejo e cultiva a agonia ou a revolta. Apesar da frustração, isso não a impede de exercer a maternidade através da adoção de uma criança, ou cuidando e dando amor aos carentes do seu entorno.

No caso do alcoolismo, que sementes o indivíduo deixou de germinar para precisar compensar com a bebida? É baixa autoestima, se acha desinteressante, se julga inferior, se considera incompetente, é tímida, é insegura, tem dificuldades de enfrentar situações difíceis? A bebida não muda para melhor o comportamento dela, ao contrário, estraga! Além disso, traz o mal estar da ressaca, vexames, o autojulgamento de fracassar ao ter que beber para enfrentar a vida.
Durante toda a existência o indivíduo precisa se expor, enfrentar pessoas e situações diversas. Será que sempre dependerá do álcool para fazer isso? E quando não tiver a bebida por perto, não fará nada?
A bebida acaba com sua saúde física, emocional, cognitiva e espiritual, afeta seu rendimento nos estudos, no trabalho, na família, nas amizades. Atraí espíritos alcoólatras que vão sugar suas energias e levá-lo ao esgotamento e a depressão.
Se você utiliza o álcool para se encorajar, não vai desenvolver a semente da coragem. Veja mais alguns exemplos:

  • Você esta com baixa autoestima? Desenvolva a semente da autoestima elevada, aprenda a se respeitar e a se amar.
  • Você se acha desinteressante? Desenvolva a semente dos valores pessoais.
  • Você se julga inferior? Desenvolva a semente de se ver como um ser humano igual aos outros, descubra suas qualidades.
  • Você se considera incompetente? Desenvolva a semente da competência através de cursos, especialização, leitura...
  • Você se sente tímido? Desenvolva a semente da boa autoimagem, da assertividade! Faça teatro, curso de oratória, aprenda a expor suas ideias com ética.
  • Você se acha insegura? Desenvolva a semente da autoconfiança.
  • Você se acha triste? Desenvolva a semente da alegria sendo ético, otimista, se valorizando.


Não substitua seus potenciais pelo álcool!

2 comentários:

  1. Nem sempre é o alcool e sim os remédios de tarja preta que viciam,por conta do individuo ter a tal quimica no corpo.Dificil orientar se fazer entender.Uma pessoa linda por dentro e por fora inteligente,mas o medo n ão o deixa desenvolver....e como desenvolver essas sementes?

    ResponderExcluir
  2. Este medo não é uma o fruto de uma semente que foi semeada anteriormente?

    ResponderExcluir