Barra de vídeo

Loading...

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Melhore seu estado psicológico

A Psicologia Positiva afirma que as ...emoções positivas produzem e ampliam recursos psicológicos...1 Você já tinha pensado nisto? E nas implicações daí decorrentes? Vamos explorar esta ideia.
Primeiro vamos pensar no oposto das emoções positivas, as emoções negativas como medo, tristeza, raiva, ressentimento, etc. O que você sente quando está com medo? Segurança? É óbvio que não, provavelmente sentirá insegurança, receio, dúvida. E quando você está com raiva, fica prudente, ponderado? Certamente que não! As emoções negativas causam perturbação na personalidade como a somatização, confusão, desequilíbrio, agressividade, etc. Nesse estado a pessoa fica com seus recursos psicológicos reduzidos como a memória, a racionalidade, o juízo. Não quer dizer que estas emoções não tenham sua função. Mas são resíduos dos instintos que vão sendo superados no processo evolutivo e substituídos por recursos mais sofisticados como a inteligência, o discernimento, a paciência...
Os achados da Psicologia Positiva demonstram que as emoções positivas tais como contentamento, tranquilidade, alegria, prazer, satisfação, serenidade, esperança e encantamento “produzem e ampliam recursos psicológicos”. Isso que dizer o quê? Que a pessoa tem mais acesso aos seus recursos psicológicos ou mentais: memória, discernimento, perspicácia, inteligência. Ela tem uma visão mais consentânea de si mesma: autoimagem, autoestima, autoconfiança, assertividade. Seu senso de realidade fica mais apurado, sabendo discernir o que é prioritário do que é secundário. Neste estado a pessoa fica mais bem disposta, mais positiva, consequentemente ela sabe que sua vida tem sentido.


1. Seligman, M.E.P. – Florescer p. 78

Nenhum comentário:

Postar um comentário