quarta-feira, 3 de março de 2010

Como você cuida de si mesmo?

Cuidar de si mesmo parece uma tarefa simples, menos para o neurótico que está o tempo todo preocupado com os outros. Essa preocupação obviamente não é altruística, é comparativa e de subestima, poderia ser diferente? Ele quer ser igual aos outros, ter as mesmas idéias, o mesmo estilo, fazer as mesmas coisas... Parece que tudo que o outro faz é legal e melhor. O neurótico sofre de uma distorção de percepção, como está em conflito consigo mesmo, ele tem a impressão que suas coisas ou idéias são bobas, inferiores. Ele pode achar natural a vida que leva: de neurótico que se nega, que se compara, que é inconstante, que é inquieto, que nada está bom, porque perdeu a referência do que é fantasia e realidade.
Um passo importante para o neurótico cuidar de si é parar de se maltratar, assim ele vai recuperando sua lucidez e passa a perceber o que está acontecendo, podendo cuidar melhor de sua vida. Ao cuidar de sua vida, como um gestor de suas realizações, sua autoimagem vai se reconfigurando para melhor e, consequentemente, melhorando também sua autoestima.

2 comentários:

  1. Simplesmente verdade, maravilhosa colocação, as vezes penso que a espiritualidade te usa como uma espelho que consegue olhar bem no fundo das nossas profundezas, assim descobrimos o que realmente somos, e no que nos podemos nos tornar lindos, próspero, muito 10, abraços

    ResponderExcluir
  2. DR. Mario amo o sr tudo isso é verdade, tudo isso sou eu, eu não sabia que eu era assim, mas li pensei e anelisei, tem tudo a ver comigo. me ajudou muito quero reagir quero me merecer, paz e luz em seu coração.

    ResponderExcluir