quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Conteúdos Superiores


Na mensagem “Anencefalia” de Joanna de Ângelis, constante neste blog, a benfeitora fala algo em determinado trecho da missiva que achei surpreendente para o conhecimento psicológico. A referida citação é a seguinte: Desequipado (o ser humano) de conteúdos superiores que proporcionam a autoconfiança, o otimismo, a esperança... Este é o trecho que quero discorrer, implícita ou explicitamente, tem informações preciosas para compreender as qualidades humanas.

 A benfeitora está dizendo que a autoconfiança, o otimismo e a esperança advêm de conteúdos superiores que o indivíduo possui e/ou desenvolve. Não é inata a personalidade, não depende somente da influência parental e do meio social, depende da evolução pessoal.


Provavelmente os conteúdos superiores são:

·        altruísmo
·        amor
·        caridade
·        discernimento
·       
·        humildade
·        paciência
·        perdão
·        resignação

São condições que geram harmonia interior, clareza mental, determinação ante os desafios da vida. Tudo indica que há uma expansão da consciência, onde o indivíduo supera as restrições da identificação com o ego, percebendo por meio do Self, o Espírito imortal que somos. Diferente da pessoa que carrega conteúdos interiores danosos como:

·        culpa
·        descrença
·        egoísmo
·        inveja
·        irritabilidade
·        ódio
·        orgulho
·        ressentimento

O que tais conteúdos geram em nosso interior? Tudo que leva aos tormentos pessoais como: ruminações, conflitos, dúvidas, apreensões, descontrole, insegurança, etc.

Assim como podemos ingerir alimentos que são indigestos e tóxicos, levando a indisposições, a dor de estômago, a vômitos; no âmbito psicológico os traumas, os bloqueios, os conflitos, as emoções não elaboradas ocasionam tormentos psicológicos, propiciando a subestima, o pessimismo, a falta de perspectiva, o desespero, a sentimentos de inadequação... 

Um comentário: