domingo, 31 de janeiro de 2010
Dica terapêutica
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Perda de tempo
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Dica terapêutica
domingo, 24 de janeiro de 2010
Seus cabelos são sua identidade?
Mudança de comportamento 2
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Dica terapêutica
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Programa de rádio do dia 15/01/10
Ajude o Haiti
sábado, 16 de janeiro de 2010
Dica terapêutica
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Ler sempre! - Espiritualidade Essencial - Roger Walsh
Fantasia
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Ler sempre! - Aprenda a Ser Otimista - M. E. P. Seligman
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Mudança de comportamento – Ano novo, vida nova!
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Radio Boa Nova
Rádio Boa Nova
Espiritualidade somada a várias áreas do saber, assim é a programação da Rede Boa Nova de Rádio, versátil, educativa, companheira... Ciência, filosofia e religião não se estranham, caminham juntas ampliando horizontes.
Você é mente aberta? Então estava faltando a sua audiência nesta rica grade de programação, não perca tempo, se conecte e ouça a programação on line ou off line, se quiser, pode ouvir no seu rádio 1450 AM.
Eu tenho 2 programas na RBN, são eles:
4ª feira – 23h. - Desafio e Soluções-Obsessão: é abordada a relação entre as influências espirituais ou obsessivas e o comportamento.
6ª feira – 11h. – Desafios e Soluções: falo de espiritualidade e comportamento.
Em ambos abordo os temas à luz do Espiritismo e da Psicologia.
Saia de cima do muro!!!
Para algumas coisas somos racionais e sensatos, para outras nem tanto. Se você quiser ter uma profissão técnica é mais razoável que faça um curso técnico. Caso queira atuar como engenheiro, é indispensável fazer faculdade de engenharia. Não adianta apenas desejar, é preciso colocar a mão na massa, fazer alguma coisa, se mobilizar... Isso é óbvio! A chance de êxito é maior. Quantas pessoas não saem da idealização, ficam só imaginando e nunca chegam lá? E ainda reclamam, alegam que o mundo conspira contra elas, apontam o sucesso dos outros em comparação com seus malogros. Aqui não estamos falando das pessoas que tentam, se esforçam e algumas vezes não conseguem; talvez a vida queira lhes ensinar algo. É preciso ter olhos de ver! Uma pessoa dessa pode ter uma boa autoestima, mesmo que não teve o resultado almejado, porque sabe que tentou e fez o que foi possível - e isso conta para a autoestima. Este artigo não está voltado para estes últimos, mas para as pessoas que estão em cima do muro, com medo de assumir responsabilidade, com medo de viver! Elas estão negando suas vidas, seus talentos, sua criatividade, etc., e dando expansão ao seu lado sombrio, covarde, dissimulado, vitimista! Essa pessoa está empobrecendo sua personalidade, tornando-se medíocre!
Você quer uma vida melhor? Você quer uma sociedade mais justa e perfeita? Faça alguma coisa, se mexa, vai atrás, saia de cima do muro. Pare de reclamar de braços cruzados, cesse de ficar esperando que alguém faça o que te compete. Qual é sua contribuição para um mundo melhor?
Emmanuel assim se pronuncia a respeito: “O essencial é meter mãos à obra, aperfeiçoando, cada qual, o seu próprio coração primeiramente, afinando-o com a lição de humildade e de amor do Evangelho, transformando em seguida os seus lares, as suas cidades e os seus países, a fim de que tudo na Terra respire a mesma felicidade e a mesma beleza dos orbes elevados, conforme as nossas narrativas do infinito.”
Um pouco de humor
Os dois caipiras
Dois caipira foram assaltar a Igreja à noite.
O padre escutou o barulho, acendeu as luzes e perguntou:
-Quem está aí?
Os dois caipiras ficaram calados, então o padre perguntou de novo:
-Quem está aí?
Um dos caipiras respondeu:
-Nóis é anjo.
O padre já desconfiado diz:
-Então voa.
O outro caipira sem titubear responde:
-Nóis é fiote!!!
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Identificação
Quando nascemos/reencarnamos, nos identificamos de tal modo com o corpo e com o mundo que temos a impressão que a vida se encerra nesta existência. Confundimos o meio com o fim. O meio é a existência, o fim é a evolução através da reencarnação. Isso quer dizer que achamos que a existência, a vida corporal, é a única coisa que existe. Essa é a visão materialista que morreu por falta de matéria, porque a matéria é energia coagulada, mas os cientistas insistem na visão obsoleta.
O paradigma espírita e transpessoal romperam com a obsolescência mostrando que estamos aqui, mas não somos daqui. Isso não quer dizer que estar aqui não seja importante, ao contrário, é muito importante para enriquecer a personalidade de experiências individuais, grupais e coletivos. A escola Terra contribui com seu currículo para o nosso aperfeiçoamento e ao mesmo tempo o aperfeiçoamos. Estamos aproveitando nossa estadia aqui para nossa melhoria ou estamos nos complicando com conflitos e traumas oriundos do egoísmo e do orgulho? Você tem optado em que direção? Ou você se faz de criança/vítima alegando que não tem escolhas, que as imposições sociais são intransponíveis?
Qual a sua quota de bem, de altruísmo que você exerce nas relações interpessoais e a favor do Planeta? Você é do bem ou é tóxico ao meio?
Os que os outros vão pensar...
A preocupação do neurótico é o que os outros vão pensar dele, não importando se o outro é desequilibrado, incoerente, egoísta, narcisista, enfim, outro neurótico! Ele acha que o outro tem idéias melhores, sabe fazer melhores escolhas, é mais equilibrado, etc.
O neurótico se coloca tão para baixo, se desqualifica tanto, que parece que o outro é melhor em tudo. Como se vê o neurótico perdeu a capacidade de perceber e de julgar.
A prece da Gestalt, proposta por Fritz Perls, vem de encontro a essa atitude do neurótico, não é um convite ao egoísmo, mas uma afronta à cobrança neurótica:
Eu faço minhas coisas, você faz as suas.
Não estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas.
Você é você, e eu sou eu.
E se por acaso nos encontrarmos, é lindo.
Se não, nada há a fazer.