sábado, 6 de fevereiro de 2010

Esgotamento da neurose



Estou chamando de neurose as perturbações, os conflitos, a ansiedade que estamos sujeitos no dia-a-dia.
Em algumas fases de nossas vidas algumas situações nos perturbam, parecem intransponíveis; passa o tempo, quando nos damos conta nem pensamos mais naquela dificuldade. Na infância você pode ter tido um conflito que na adolescência desapareceu, como na adultidade algumas coisas que nos desconcertavam na adolescência, não é mais problema. Por exemplo, na adolescência, o jovem pode cismar com seus dentes ou nariz e achar que é feio, ridículo, que ninguém vai gostar dele. Quando chega a maioridade ele não dá mais bola para isso, ao contrário, tira proveito com brincadeiras de si mesmo. Na fase adulta podemos ficar muito preocupados com o que os outros pensam de nós, depois de certo tempo isso não é mais importante. Outras vezes os conflitos podem estacionar ou piorar e ser transferido para outra fase, nesse caso precisa ser trabalhado/enfrentado de forma mais direta para superá-lo.
Tudo passa, “a mudança não muda”, o progresso é inevitável. Você já reparou a progressão de tudo? Em nosso caso de ser humano a sequência é essa: óvulo – feto – bebê – infância – adolescência - maioridade - terceira idade – quarta idade... Na área psíquica se dá o mesmo e de forma permanente, isso significa ampliar nossa inteligência, nossa percepção, nossa razão, nossa racionalidade, nossos sentimentos, nossa intuição, enfim ampliar nossa lucidez e discernimento. Com isso, aquilo que nos afligia no passado, baseado numa visão limitada e carregada de ignorância, ganha outro contorno com a ampliação da consciência. Em cima desse raciocínio, podemos dizer que sofremos por conta da ignorância crassa, falta de evolução, ou da ignorância cultivada – que é pior! Qual é o seu caso? 

4 comentários:

  1. Olá! Mário Mas

    Estou feliz que voce fez um blog, sempre ouço seu programa na Rádio Boa Nova.Como bom saber que temos pessoas como voce para nos ajuda com o nosso auto conhecimento.

    Um abraço de sua ouvinte

    ResponderExcluir
  2. Estou num destas três alternativas. Sou espiritualista, 4 anos de psicologia completos,muita leitura, mas as minhas energias estão se esvaindo. tive um cancer em 2006 no fim do ano, a doença está sob controle, mas estou desconfiada de mim, achando que sou bipolar. Quero comprar coisas para meus filhos, e isto está gerando conflitos com meu marido (separados, embora casados). Já fizz na década entre 80 e 90 6 anos de pscanálise, e de lá para cá mais 6 anos de terapias alternativa. A ansiedade está me gerando distúrbios psicológicos. Pedi ao oncologista um relaxante muscular que na verdade é um antidepressivo.Acho que estou precisando de procurar um neuro psiquiatra, mas ser rotulada com um diagnóstico, pode ser muito confortávem para a família, que poderão me rotular de pródiga,que fazer?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela oportunidade que oferece às pessoas,
    obrigada pela minha oportunidade!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso auto se conhecer...sem lixos...ou melhor;tirando os lixos!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir